segunda-feira, 23 de maio de 2016

PENSANDO EM GEOGRAFIA

LEI DA OFERTA E DA PROCURA

   A Lei da Oferta e da Procura é uma das características do capitalismo. Ela procura estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem. Oferta é a quantidade de produto disponível. E procura é o interesse que existe em relação ao mesmo.  A oferta depende do preço, da tecnologia empregada na fabricação, da quantidade, e etc. Já a procura depende do interesse do consumidor, da qualidade do produto e a facilidade de encontrá-lo.
   Quando um produto é muito procurado no mercado, o preço aumenta, fazendo com que o consumidor pague por ele se realmente estiver interessado.
   Os preços dos produtos são determinados pelo interesse e necessidade do consumidor e pelo custos gerados nas fabricações. 
              
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Resultado de imagem para lei da oferta e da procura capitalismo
                                           http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAgIicAK-0.jpg



FONTES PESQUISADAS:

segunda-feira, 16 de maio de 2016

PENSANDO EM GEOGRAFIA


Colonialismo
Colonialismo é a política de exercer o controle ou a autoridade sobre um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar, ou por representantes do governo de um país ao qual esse território não pertencia, contra a vontade dos seus habitantes que, muitas vezes, são desapossados de parte dos seus bens (como terra arável ou de pastagem) e de eventuais direitos políticos que detinham.
O termo colônia vem do latim, designando o estabelecimento de comunidades de romanos, geralmente para fins agrícolas, fora do território de Roma. Ao longo da história, a formação de colônias foi a forma como o ser humano se espalhou pelo mundo

A exploração desenfreada dos recursos dos territórios ocupados — incluindo a sua população, quase totalmente aniquilada, como aconteceu nas Américas, ou transformada em escravos que espalharam pelo resto do mundo, como na África — levou a movimentos de resistência dos povos locais e, finalmente à sua independência, num processo denominado descolonização, terminando estes impérios coloniais em meados do século XX.